Páginas

24.10.11

Programa PASSE no 1º ciclo

O PASSE - Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar - estrutura uma forma de intervenção que é multidisciplinar e pretende envolver as escolas no seu todo, surgiu perante a necessidade de se trabalhar a saúde alimentação saudável segundo o prisma da promoção da saúde.
É um programa da Administração Regional de Saúde, I.P., em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). A criação e a gestão deste programa de promoção de alimentação saudável são do PASSE Regional do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P., o qual realiza formação às equipas PASSE locais. São estas equipas PASSE que, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas, desenvolvem e implementam o Programa.

OBJETIVOS
Este programa tem como primordial objetivo fomentar comportamentos alimentares saudáveis e contribuir para que exista um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação, quer em contexto escolar, quer em contexto familiar, de modo a contribuir para um ambiente promotor da saúde.

RECURSOS
O programa possui um basto leque de recursos disponíveis para as escolas (alunos e professores) e também para os encarregados de educação. Assim, foram concebidos livros ilustrados, videojogos para diferentes níveis etários, cartazes explicativos e folhetos.
Devem consultar o site http://portal.arsnorte.min-saude.pt, onde estão reunidas todas as informações, ligações, recursos lúdico, eventos programados e outros dados relevantes para conhecer melhor todo o programa.
O serviço de alimentação escolar é igualmente uma das preocupações do PASSE, cooperando para que a oferta alimentar esteja de acordo com as recomendações nutricionais.

Este ano o programa PASSE também será implementado no 1º ciclo, para tal está prevista,  tendo sido já feita uma apresentação do mesmo pela equipa das enfermeiras da Saúde Escolar. Esta equipa pretende dar igualmente uma formação aos docentes sobre as temáticas e formas de intervenção no âmbito do PASSE.


Higiene oral

Para os mais pequenos aqui fica uma canção divertida sobre a importância de lavar os dentes diariamente.
O texto da mesma poderá ser estudado por todos os alunos em várias áreas disciplinares.