Páginas

21.6.17

Sessão de sensibilização sobre dependências para alunos do Ensino Secundário

No passado dia 24 de maio, na Biblioteca Escolar, decorreu uma sessão de sensibilização alusiva à temática das dependências, em resultado de uma articulação entre a Educação para a Saúde, o Clube da Solidariedade e o Projeto “Vieira a Crescer – CLDS 3G”.
 
Os alunos do 10ºD e do 11ºC deslocaram-se à Biblioteca para ouvir o Dr. Pedro Fernandes e a Dra. Carla Sousa da Comunidade Terapêutica Sempre a Crescer (Adaúfe – Braga).
Esta atividade teve como objetivo central sensibilizar para a problemática dos consumos e promover estilos de vida saudáveis, tendo decorrido de modo informal, proporcionando aos discentes a abertura para colocar dúvidas / preocupações. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de perceber os riscos dos consumos associados a vários tipos de substâncias psicoativas (incluindo as mais leves). Conheceram também alguns fatores que impulsionam o consumo, nomeadamente a pressão de pares. Compreendeu-se também a necessidade de desenvolver competências, nos alunos, de modo a não se deixarem arrastar pelo mero prazer de consumir, enfatizando-se que as opções, tomadas ao longo da vida, têm normalmente repercussões que serão determinantes no sucesso / insucesso de cada um. É no momento de tomar decisões, que os alunos deverão ser capazes de equacionar muito bem qual o rumo que pretendem escolher…

Em jeito de conclusão, regista-se aqui a frase célebre de Jonh Lennon (comentada pelos formadores) “As drogas deram-me asas, mas tiraram-me o céu”.