Páginas

18.3.13

"Não te deixes consumir" (tertúlia alusiva ao consumo de substâncias psicoativas)


A problemática do consumo de substâncias psicoativas continua a ocupar um lugar de destaque no conjunto das preocupações que dizem respeito à saúde dos jovens.

A necessidade que os jovens têm de experimentar emoções e sensações positivas fáceis, leva-os a subestimar as consequências negativas das suas ações.

Foi com essa preocupação que, no passado dia 15 de março, estivemos no auditório municipal a abordar esse problema. Um sério problema….

Estivemos no auditório, nesse dia, porque continuamos a acreditar que a adolescência é uma das fases do ciclo de vida mais saudáveis, durante o qual é possível alicerçar conhecimentos, crenças e atitudes favoráveis à promoção de comportamentos de saúde.
 
O ponto alto desta tertúlia foi mesmo quando o zé-Manel falou. Com uma enorme coragem, este convidado relatou as sérias dificuldades da vida de um toxicodependente, nomeadamente o sofrimento causado pela “ressaca”, as loucuras cometidas na obtenção de dinheiro para comprar droga e todas as consequências daí resultantes, quer a nível de saúde, quer a nível de relações humanas....